Smps de áudio 550 watts 700 watts de pico
Aqui está um smps de meia ponte de áudio que pode ser alterado de várias maneiras. Este smps foi projetado de forma que diferentes drivers possam ser adotados, bem como diferentes circuitos de proteção. O apresentado aqui vem com um limitador de corrente que funciona muito bem.
A escolha do driver no momento é o IR2153 que é bastante barato. No entanto, outras opções podem ser feitas para serem acionadas com um SG3525 e podem ser reguladas. Opções de feedback podem ser incluídas em uma pequena placa de circuito impresso com um acoplador óptico e Zener para estabilizar a tensão de saída. Foram feitas provisões para indutores de saída. No entanto, estes são muito pequenos (5uH) no momento, pois este smps é destinado a fins de áudio e não é estabilizado, o IR2153 funciona em ciclo completo e não é gerado muito ruído.
A construção do transformador é muito importante e o acoplamento rígido foi levado em consideração durante o enrolamento. No entanto, os amortecedores de entrada e saída não foram necessários, pois as formas de onda ficaram muito limpas e livres de distorções e picos. Está disponível no youtube um vídeo sobre a construção do transformador que pode ser encontrado neste link.
Aqui é vista toda a construção do trafo com algumas dicas muito boas para uma boa construção de transformador para este SMPs.
Descrição do circuito
À medida que o smps é ligado, a tensão CC retificada começa a carregar o capacitor principal, limitando a corrente através do termistor NTC de 15 ohms. À medida que a tensão no bulk cap atinge cerca de 170 VCC, TR1 e 2 são acoplados em uma fonte de corrente constante cuja tensão em TR1 é fixada em 160 V via ZD1. TR 2 é fixado em 10 volts via ZD2. juntos, eles começam a carregar C8 quando a tensão limite é de cerca de 9,2 volts. O chip inicia a oscilação. A fonte auxiliar assume e estabiliza a tensão no pino 1 do IR2153 em 13 volts via ZD3, portanto, a fonte de corrente constante é desligada. Ao mesmo tempo começa a carregar as tampas secundárias principais a corrente porém é limitada pelo limitador de corrente a cerca de 6 amperes na entrada do dreno do TR4 e TR5. Um circuito de 2 voltas no transformador alimenta a porta do triac na entrada, causando curto-circuito no termistor NTC e a potência total agora está disponível. Tudo isso acontece num piscar de olhos.
Curto-circuito e limitação de corrente.
A escolha do limitador de corrente foi escolhida, porém admito que não é meu projeto e depois de alguns ajustes no capacitor de acoplamento e também em alguns valores de resistor do circuito original funciona muito bem. Ele limita a potência de saída a 700 watts, dos quais também pode ser ajustado para potência maior ou menor. Isso protegerá o amplificador e o próprio smps durante sobrecarga, reduzindo a tensão de saída e a corrente de saída cai para cerca de 2,5 amperes até que a sobrecarga seja removida.
A detecção de corrente pode ser feita com um transformador de corrente ou com um método mais simples que escolhi. No meu caso, a detecção da corrente é feita detectando a ondulação da tensão no ponto central dos fets. Quando o limite é atingido, o TR3 desce a alimentação do pino 1 através do Led 1 do IR2153 e assim o desliga. É alcançado um ponto onde a carga diminui e também a ondulação e a oscilação recomeçam. Esta ação é repetida até que uma carga razoável seja atingida e a operação normal seja reiniciada. Se houver um curto-circuito, a corrente de saída será limitada a 2,5 amperes. >>>>>
Continua em pdf